Mísseis atingem Irã 6 dias após ataque a Israel; mídia diz ser retaliação

0
50

Mísseis lançados contra instalações nucleares do Irã foram interceptados na noite desta quinta-feira (18). A informação foi divulgada pela imprensa estatal iraniana. O ataque, atribuído pelas fontes de inteligência dos Estados Unidos a Israel, ainda não foi confirmado por Tel Aviv.

O que aconteceu

Explosões foram ouvidas perto do Aeroporto Central da cidade de Isfahan, a 450 quilômetros da capital Teerã. A oitava base de caça da Força Aérea do Exército também está próxima ao local onde as explosões foram ouvidas, informou a Fars News, agência de notícias do Irã.

Ação pode ter sido uma resposta israelense à ofensiva iraniana, segundo a imprensa estatal iraniana e a Al Jazeera. Israel havia prometido responder ao ataque sem precedentes com drones e mísseis de sábado à noite executado pelo Irã contra o seu território.

A mídia estatal disse que ao menos três drones sobre a cidade central de Isfahan foram abatidos. A Iranian Press TV também está relatando que uma explosão foi ouvida perto do centro da cidade.

Nenhum dano foi causado no ataque, disse o comandante do Exército do Irã, Siavosh Mihandoust, acrescentando que o barulho ouvido em Isfahan foi devido a sistemas de defesa aérea que interceptaram um “objeto suspeito”.

Ataque teve como alvo base aérea militar. Ao menos três autoridades do Irã confirmaram que uma base aérea militar próxima de Isfahan, no centro do país, foi atingida no ataque, segundo o The New York Times. Não há até o momento relato de feridos.

Objetivo era enviar mensagem que Israel pode atacar o Irã de dentro, disse um oficial israelense disse ao jornal Washington Post.

Os sistemas de defesa aérea do Irã foram ativados em várias províncias do país. A informação foi divulgada pela agência de notícias estatal IRNA na madrugada de sexta-feira (horário local). Segundo a emissora de TV estatal de Teerã, não há confirmação de explosão em solo.

Fonte: uol.com.br
Crédito foto: uol.com.br